Correio Popular Notícia


CORRUPÇÃO ELEITORAL
Candidatos assinam termo contra a corrupção

Data da notícia: 28/08/2014
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Em prol de eleições transparentes e como forma de conscientizar os candidatos quanto a necessidade de primar por uma campanha permeada pela ética, cumprimento da legislação eleitoral, respeito aos oponentes e focada em propostas de campanha, em respeito ao eleitor, a Ordem dos Advogados do Brasil ? Seccional Rondônia (OAB/RO), por meio da Escola Superior de Advocacia de Rondônia (ESA/RO), realizou, na terça-feira (26), o ato cívico pela ?Ética na Política e contra a Corrupção Eleitoral?.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140828-131.jpg[/IMG] O evento reuniu todos os candidatos que disputam o cargo de governador do estado de Rondônia nestas eleições e serviu para a exposição das principais propostas de campanha, seguido de assinatura do termo de compromisso contra corrupção e pela ética nas campanhas eleitorais, por cada um dos postulantes.
O ato também serviu para por em prática pela Seccional de Rondônia a campanha ?Voto não tem preço, voto tem consequências?, lançada pela OAB nacional em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que objetiva conscientizar os eleitores sobre a importância das eleições gerais, assim como coibir práticas antidemocráticas, caso da corrupção eleitoral, da compra de votos e do abuso de poder político e econômico.
Ao abrir o evento, o presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante falou sobre o ato. ?Não é o político que vira desonesto, é o nosso voto que transforma o desonesto em político, e é isso que temos o dever de combater de forma permanente e implacável. Não basta criticar e condenar generalizadamente a classe política, precisamos trabalhar para que nosso povo tenha condições de discernir sobre a qualidade daqueles que elege, sob pena da nossa nação estar condenada ao gerenciamento por pessoas que afrontam a constituição e as leis, que desprezam a moral e a ética, que avançam desavergonhadamente e impunemente por sobre os recursos públicos?, disse.

FICHA LIMPA - Andrey lembrou também a Lei da Ficha Limpa, fruto de iniciativa popular, e ressaltou que não há como esperar comportamento ético no exercício do mandato de alguém que se elege com compra de votos e financiado pela corrupção.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Péricles Moreira Chagas, enalteceu a parceria da OAB nas campanhas de conscientização do eleitor. ?A OAB sempre esteve presente na história republicana nos momentos mais necessários. Sempre que as colunas da democracia estavam prestes a ruir, lá estava a OAB para impedir?.
Realizado no auditório da Seccional, cada candidato teve direito a estar acompanhado por 25 pessoas de sua equipe de campanha. E como forma de uma realização democrática, a OAB/RO disponibilizou a transmissão do ato em um telão com áudio e vídeo no plenário com capacidade para 100 lugares. Durante 10 minutos, tempo delimitado para as apresentações, cada candidato pode falar brevemente sobre suas principais propostas para administrar o estado. Por ordem de sorteio, os candidatos Jaqueline Cassol (PR), Expedito Júnior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB), Padre Ton (PT) e Pimenta de Rondônia (PSOL), utilizaram o tempo para explanar seus planos de governo.

PERGUNTAS - Após cada explanação, os candidatos foram submetidos a uma rodada de perguntas elaboradas pelas entidades parceiras do evento e por comissões da Seccional. Também por ordem de sorteio, representantes da UNIR, do Cremero, do Crea, da Comissão de Direitos Sociais e Estudos Constitucionais da OAB/RO e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB/RO, fizeram uma pergunta sobre educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e cidadania, as quais os candidatos, por ordem de sorteio, tiveram cinco minutos para responder. Terminadas as apresentações, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RO, Juacy dos Santos Loura Junior, fez a leitura do Termo de Compromisso pela Ética na Campanha Política, o qual cada candidato assinou.

Fonte:






Noticia vista 1177 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.